Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

Seu setor Financeiro faz Cobrança???


Seu setor Financeiro faz Cobrança???


Seu financeiro faz a cobrança da sua empresa? Seu financeiro é você? Você gosta de fazer a cobrança dos seus clientes? Já passou por um treinamento de cobrança? Possui procedimentos e ferramentas que te ajudam a ter estratégias de cobrança? Faz a cobrança somente depois de vencido?


Se as primeiras respostas foram sim e as outras foram não, precisa de ajuda na sua cobrança.


Como eu sempre digo: Cobrança não é só cobrança.


Neste conteúdo vou falar o porquê a cobrança e o financeiro não devem ser feitos pela mesma pessoa.


Fernanda, Por que o setor financeiro não deve fazer cobrança?


Simples, porque são tarefas distintas e geralmente feitas com perfis diferentes de pessoas.

Geralmente, a pessoa do financeiro é uma pessoa introspectiva, focada em números, processos, pessoa de poucas palavras, não gosta que ninguém a interrompa sua rotina, uma pessoa analítica.

O perfil do financeiro é exato. Sim ou não. Pagou ou não pagou. Não tem muita flexibilidade para negociar e nem paciência para escutar os motivos da falta de pagamento do cliente já devedor.


Outro motivo é que fica sem argumento para não aceitar os descontos nos acrescimentos ou aceitar um deposito em vez do pagamento do boleto.


Quem nunca passou por uma choradinha do cliente... poxa eu nunca atrasei, sou cliente há anos, vamos fazer assim, me passa os dados da conta que deposito ainda hoje... quem nunca???


Sabendo que você é o financeiro e o cobrador, o cliente sabe que pode refazer o boleto ou lhe passar os dados da conta.


Quando você é o dono, o financeiro, o cobrador e as vezes o vendedor, dai fica muito mais difícil. Os clientes confundem a sua pessoa com a pessoa do cobrador. Fica uma linha tênue entre como cobrar sem constranger o cliente.


Viu o porque não é legal o financeiro fazer a cobrança.


A cobrança precisa ser levada a sério.


O cliente precisa entender que se não pagar pode ter consequências. Transtornos como negativação, protestos, contatos frequentes da equipe de cobrança, e em alguns casos, podem até ir a via judicial.


A equipe de cobrança é treinada para isso, para não se envolver emocionalmente com os clientes devedores. Ouvir seus argumentos de não pagamento e sugerir formas de pagamentos.


Treinada para ajudar o cliente a resolver um problema, que é a falta de pagamento.

Focada em apenas em planejar e negociar sua carteira de cobrança.


Já o financeiro tem outras demandas para pensar além do contas a receber. Tem o contas a pagar, relacionar com os seus fornecedores, principalmente com seu gerente do banco. Precisa gerir seus orçamentos, atender imprevistos de caixa... enfim, outras tarefas que demandam tempo e foco tão quanto a cobrança.


Quando o cobrador é a mesma pessoa do financeiro, ele faz tudo do financeiro primeiro e se sobrar tempo ele faz a cobrança.


Quem aí se identificou levanta a mão...


É isso, ele não gosta de fazer a cobrança, então não vira foco. Dai vai jogando para o fim do dia... depois eu faço, depois eu faço e quando vê, já acabou o dia... daí ele diz, amanhã cedo faço isso... e aí a rotina o engole.


Sei que é assim pois estudo e faço cobrança há quase dez anos e já passei por inúmeras empresas tanto quanto gestora financeira quanto terceirizada. E quase cem porcento delas é assim como descrevi.


Quando se tem um departamento de cobrança, se cria uma costa larga, uma desculpa, tipo, poxa fulano queria muito te ajudar, mas agora não é mais comigo, é com o setor de cobrança... por outro lado, o setor de cobrança também tem suas costas largas, poxa ciclano, queria muito te ajudar, mas o que está me pedindo esta fora da minha alçada.... vamos fechar assim?

Entende?


Precisamos ter pessoas distintas e bem treinadas para poder executar com agilidade e presteza os processos em suas ferramentas.


Mas Fernanda, tenho uma empresa pequena onde meu financeiro faz as duas coisas e funciona.


Ótimo. Você achou o bilhete premiado da mega senna da virada.


Às vezes você consegue uma pessoa que tem o perfil onde consegue separar bem as ações e executa-las com maestria. Disciplina é a palavra chave para este tipo de pessoa.


Se você me perguntar se eu consigo fazer as duas coisas, eu te digo que sim. Mas precisei desenvolver habilidades para isso. Precisei criar minhas rotinas muito bem definidas e seguir sem falha. Pois quando uma delas sai da normalidade afeta a outra.


Bem acho que é isso, não é impossível o financeiro fazer a cobrança, mas não é o aconselhado.


E não esqueça, se este conteúdo foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto.


Vamos fazer juntos??? VEM RECEBER!!!


Porque COBRANÇA, não é só COBRANÇA.


Um Abraço e sucesso pra você!


#vemreceber #cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #contasareceber #equipedecobrança #mentoriafinanceira #assessoriafinanceira #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fecostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

15 visualizações

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram