Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

Robotização na Cobrança!!! Como cobrar através de robôs???



Robotização na Cobrança!!!

Muito se fala sobre a robotização nos dias de hoje. E na cobrança, está se falando muito.

Do ponto de vista do empresário da cobrança, é que a cobrança falada vai sumir. Só vão ficar os robôs, e quando falo de robôs, falo dos que ligam, dos aplicativos, das ferramentas que te levam a uma página que você mesmo negocia e paga.

Já do ponto de vista de consumidor, falo daquelas ligações incansáveis que te ligam pelo menos 20 vezes num dia.


São aquelas tão famosas ligações que são mudas e caem na hora que atende. Aquelas benditas ligações com DDD 011, que já até viraram memes.

Neste conteúdo vou falar com vocês sobre a robotização na cobrança. Como vejo, como utilizo e o que acho que vai acontecer nos próximos anos. Meu ponto de vista enquanto empresária do ramo de cobrança, treinadora e gestora financeira.

Já percebeu que somos bombardeados o dia inteiro de informações, conteúdos, vendas... passamos uma boa parte do dia usando ferramentas que nos levam para caminhos que talvez nem queremos ir... links, sugestões de vídeos, sugestões de séries, filmes... aplicativos que nos enviam mensagem de comida na hora da fome, de venda na semana do pagamento, de viagem na véspera de férias.... enfim.... robôs que nos induzem a fazer ações que tornam involuntárias e que no fim pode nos gerar algum tipo de custo, seja ele financeiro ou emocional.

Bem, tudo isso são robôs, ferramentas criadas e codificadas para fazer ações repetitivas conforme programadas, que se bem usadas nos ajudam em nossas tarefas diárias, como por exemplo o despertador que nos acorda, alerta de remédios ou reuniões... enfim, em várias situações.

Mas falando em cobrança, o que a robotização pode ajudar? Ela pode realmente extinguir o cobrador? Onde se encaixa na gestão da cobrança?

Em meu ponto de vista, na cobrança os robôs são aliados nas tarefas de grande escala. São eles que nos ajudam a lembrar nossos clientes que os boletos vão vencer, ou ate mesmo avisar que não foi pago ou ainda agradecer pelo pagamento recebido.

Eles nos ajudam a ganhar velocidade e alcance. Mas se vão substituir os profissionais de cobrança? Pelo menos por enquanto, duvido muito!!!

Hoje no mundo, cerca de 12% da população compram pela internet, e no Brasil este numero chega a 18%. Se falando em vendas não chegamos nem a 20% através de robôs, por que acreditar que na cobrança chegará a 100%? O que te faz acreditar que uma pessoa vai entrar num link ou num site e vai seguir o passo a passo para poder quitar sua pendência se ela pode ir até o estabelecimento devedor e falar com um atendente?

Será mesmo que uma pessoa acorda num dia lindo de sol e diz, ahhhh hoje vou quitar esta conta!!!! Claro que não... ela precisa ser convencida de que quitar a pendência é realmente a melhor opção para a vida dela. Precisa ser ouvida, compreendida e por fim, atendida no prazo e condição que melhor atendê-la.

Em minha opinião a figura do cobrador ou negociador ainda vai perdurar por anos. Não só acredito, como tenho uma empresa de cobrança e treinos pessoas para crescerem nesta área.

Ah Fernanda, então está falando isso porque tem negócios e ganha dinheiro com isso.

Sim, tenho negócios e ganho dinheiro com cobrança e por isso mesmo não sou alienada sobre o assunto.

Pode ser que dai um tempo, ou até mesmo, daqui algumas horas tudo mude? Sim, pode. A tecnologia e a melhoria continua estão aí pra isso, mas por enquanto não acredito no fim dos negociadores e que tudo será pago através de robôs.

Gestão de cobrança pra mim está baseada em três pilares que uso e acredito: Processos, Ferramentas e Pessoas.

Então, na minha gestão em soluções em cobrança as pessoas ainda vão existir sim.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.

E não esqueça, se este conteúdo foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. Vamos fazer juntos??? VEM RECEBER!!!

Porque COBRANÇA, não é só COBRANÇA.

Um Abraço e sucesso pra você!

#vemreceber #cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #feresponde #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #unidaspelacobrança #cobrançapelobrasil #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #contasareceber #equipedecobrança #mentoriafinanceira #assessoriafinanceira #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia

Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Blog e no canal do Youtube.

Instagram: @fecostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

0 visualização

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram