Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

Por que eu tenho Inadimplência?

Atualizado: 27 de Jan de 2019


Você já se fez esta pergunta? Já pensou na origem dela? Já tentou combate-la?


Neste conteúdo vou explicar o porquê temos a inadimplência e como encontrá-la?


Quando você pensa em inadimplência a primeira coisa que passa pela sua cabeça é, vou ligar e cobrar aquela lista de pessoas que me deve? Se a resposta foi sim, você faz o que a maioria das pessoas fazem. Mas só isso, não basta para minimizar a inadimplência.


Lembra da frase que repito sempre? Cobrança não é só cobrança...


Este pode ser até o primeiro passo, mas precisa mais que correr atrás dos clientes, precisa entender o que está acontecendo com o cliente. Precisa detectar a origem da inadimplência. Tentar evita-la.


Te pergunto? Você conhece bem os seus clientes? Sabe pra qual fatia do mercado você vende? Tem uma estratégia de vendas bem definida? Se sua resposta foi não ou mais ou menos, talvez seja aí a origem da sua inadimplência.


Fernanda tem como saber a origem da inadimplência? Sim, tem como saber. Você precisa achar o foco e estancar o quanto antes.


Quer um exemplo do dia a dia? Se você tem um vazamento no cano da pia do banheiro, o que você faz primeiro, tenta enxugar o chão ou vai logo tampando o buraco do cano?

Com a inadimplência é a mesma coisa, precisa estancar o vazamento para depois enxugar o chão, que é a cobrança dos títulos em aberto.


Na inadimplência, para você estancar o vazamento você precisa ter uma boa política de concessão credito. É ela que vai garantir seu controle da inadimplência.

Então se você conhece o seu cliente e se você sabe como pode vender pra ele, você descobriu o foco do vazamento.


Conseguiu entender? A sua inadimplência é reflexo da sua estratégia de vendas. É proporcional ao quanto você está disposto à Correr Riscos.


É no momento da concessão de crédito que você precisa evitar a inadimplência. Porque, quem errar na hora de conceder crédito, vai ter problemas quando for tentar receber o pagamento.


A cobrança não serve para “consertar” o crédito que foi mal concedido na hora da venda.

O crédito não é um direito do cliente. O crédito é um benefício que você está concedendo para o cliente. Então, você precisa valorizar essa concessão de crédito.

Para o cliente manter o crédito, ele precisa fazer por merecer, ele precisa fazer os pagamentos em dia.


Você precisa aprender a negar o crédito. Você não pode vender para todo mundo que quer comprar a prazo. É preciso aceitar que algumas vezes vai perder vendas.


Um outro foco, tem que ser dado são nas pessoas. A falta de capacitação na cobrança faz com que não se consiga recuperar as dívidas em aberto e a falta de capacitação na análise de crédito faz com que se venda para quem não tem condições de pagar.


Errar na hora de cobrar ou na hora de conceder o crédito é mais caro que qualquer treinamento dado a sua equipe.


Acho que ficou claro o porquê você tem inadimplência e como minimiza-la.

Resumindo:

1. Primeiro: precisa detectar o vazamento

2. Segundo: precisa ter estratégia de vendas e de cobrança

3. Terceiro: treinar a equipe custa menos que perder venda ou não receber em dia.


Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.


E não esqueça, se este texto foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. “time is money”


Um Abraço e sucesso pra você!


#cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #minimizarinadimplencia #evitarinadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #consultoriaemcobrança #contasareceber #equipedecobrança #gestao360 #mentoriafinanceira #assessoriafinanceira #dom7 #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade (@fecostaeandrade)

Instagram: @fecostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

0 visualização

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram