Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

O que é Inadimplência e como ela Afeta sua Vida?

Atualizado: 5 de Nov de 2018



Você já parou para pensar quantas vezes na semana você escuta falar que a inadimplência no Brasil está subindo? Que a população está cada vez mais endividada. E que com isso, temos inflação e que cada dia o dinheiro vale menos.


Já deve ter percebido que todas as vezes que vai ao supermercado ou ao posto de gasolina, você compra a mesma coisa e paga mais, certo?


Hoje, o Brasil tem milhões de consumidores inadimplentes, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Em grande parte, o desemprego e as crises econômicas, são situações que mais afetam o orçamento das famílias.


Mas o que significa inadimplência e como ela afeta o dia a dia das pessoas?


A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Assim, o consumidor inadimplente é aquele que está com uma dívida em aberto.


Ficar inadimplente e ter o nome na Serasa, além de restringir diretamente o acesso ao crédito e desorganizar a vida financeira das famílias, também afeta o score de crédito do consumidor.


“Vale lembrar que cada caso é um caso. A elevação ou decréscimo do score após entrada ou saída da lista de inadimplentes dependerá de uma série de fatores. Entre eles estão o valor da dívida, quantidade de parcelas em atraso e quanto tempo aquele CPF permaneceu na lista de inadimplência”, explica Carolina Aragão, diretora do Serasa Consumidor.


Veja como o Serasa descreve o perfil do consumidor inadimplente.


Um estudo da área de análises de informações da Serasa Experian mostra o mais atualizado perfil do inadimplente brasileiro.


  • Os homens são maioria, com 50,9% dos inadimplentes;

  • As pessoas que ganham de 1 a 2 salários mínimos é a mais atingida (39,1%), seguida dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);

  • A maioria dos inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%). Mas 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais;

  • 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking estão os jovens de 18 a 25 anos (14,9% do total).


Estes são alguns dados liberados pelo Serasa Experian.


Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.


E não esqueça, se este texto foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. “time is money”


Um Abraço e sucesso pra você!


#cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #minimizarinadimplencia #evitarinadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #consultoriaemcobrança #contasareceber #equipedecobrança #gestao360 #dom7 #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fernandascostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

0 visualização

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram