Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

Minimize sua Inadimplência com um bom Atendimento

Atualizado: 5 de Nov de 2018



Se você dormiu mal, está insatisfeito com alguma coisa ou ganha pouco, não desconte no seu cliente.


Pode acontecer do seu cliente não priorizar seu pagamento por falta de um bom atendimento e/ou relacionamento com você. Se você não acredita nisso, também não duvide, porque acontece muito!

Quase sempre, o mau atendimento é por falta de um bom treinamento, já que algumas empresas além de preferirem contratar pessoas inexperientes, também fazem um treinamento de péssima qualidade, ou pior, não fazem nenhum tipo de treinamento e, no final das contas, colocam a culpa toda no colaborador "desmotivado".


Se isso acontece com você ou com sua empresa, está na hora de mudar essa mentalidade e fazer sua equipe jogar ao seu favor.

Abaixo, vou passar 7 dicas para você treinar sua equipe e também melhorar sua conduta, porque não?

Dica 01: Cumprimente e Sorria

Um “Olá”, “bom dia”, “boa noite”, seguido de um sorriso abre portas e o bolso do cliente. Aproveite e exercite em casa, com seus amigos e todos a sua volta. Aproveite a ocasião para fazer um leve aceno com a cabeça, em forma de reverência. E sempre com muito otimismo e entusiasmo. Seu corpo fala junto com a boca.

Dica 02: Fale o nome do seu cliente

“Meu nome é Maria? Qual o nome da senhora?” Chamar o cliente pelo nome causa uma empatia maior. Mas não abuse: Use o “Senhor” ou “Senhora” para as pessoas mais idosas e somente deixe de usar se o cliente lhe autorizar. Mesmo assim, nada de intimidade como “querida”, “amiga” ou qualquer outro sinal que denote uma intimidade que não existe.

Dica 03: Ouça o cliente

Deixe o cliente falar. Pergunte primeiro tudo o que puder para entender o que o cliente deseja. Lembre-se: o cliente está ali para satisfazer uma necessidade. Antes de pensar o que pode servir para ele, ouça-o. Só assim você poderá dar um atendimento diferenciado, efetuar a sua venda e ainda ter esse cliente para compras futuras.

Dica 04: Faça mais do que acha que pode

Ofereça de forma sutil e educada um pouco mais do que o cliente pediu. Ofereça outra cor, outro modelo, fale dos benefícios do produto. Faça o cliente imaginar-se usando o produto ou serviço que está sendo oferecido. Clientes compram experiências. Aproveite e ofereça também produtos ou serviços que possam ser agregados à compra principal. Se comprou uma calça ou sapato, ofereça um cinto ou par de meias. Se comprou uma blusa, ofereça roupas intimas. Enfim, muitas vezes essas compras deixam o cliente ainda mais feliz e o vendedor também.

Dica 05: Crie relacionamento

Cadastre seus clientes para algo muito simples, que se chama pós-venda. Ligue depois para seu cliente, confirme sua satisfação com o produto ou serviço adquirido. Coloque-se à disposição.


Anote o que ele comprou e quando chegar algo similar, ligue para ele e ofereça a novidade. Crie um relacionamento com seu cliente.

Dica 06: Acompanhe seu cliente até o final da compra

Não abandone seu cliente antes que ele deixe a loja. Ao finalizar a compra, coloque-se ao dispor de seu cliente e nunca deixe de entregar um cartão.

Dica 07: Agradeça

Jamais deixe de agradecer ao seu cliente, coloque ao dispor para uma nova aquisição. Sempre com um sorriso enorme e com sentimento de gratidão, realmente. Essas foram simples dicas, porém preciosas, que todos que atendem aos clientes devem fazer. Se você achou que é muita coisa, vale a pena escrever as principais em um post it e deixar próximo ao seu computador e ler todos os dias. Com a prática, você vai estar dominando a arte de atender bem os clientes.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.


E não esqueça, se este texto foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. “time is money”


Um Abraço e sucesso pra você!


#cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #minimizarinadimplencia #evitarinadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #consultoriaemcobrança #contasareceber #equipedecobrança #gestao360 #dom7 #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fernandascostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

0 visualização

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram