Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

Já ouviu falar da Gestão Financeira Feijão com Arroz???



Você faz bem o seu feijão com arroz???


Você faz bem o seu feijão com arroz? Sabe quais são as tarefas feijão com arroz da sua empresa? Sabe quais são os ingredientes que podem incrementar a sua marmita?


Chamo de feijão com arroz as tarefas críticas da empresa. Aquelas que dão suporte para as outras. Aquelas que não podem deixar de serem feitas. As do dia a dia, que as vezes até fazemos de forma automática.


Neste conteúdo vou falar como fazer bem o feijão com arroz do dia a dia.


Feijão com arroz é a base da nossa alimentação, então se torna a base da gestão também.


Saber quais são as tarefas feijão com arroz é muito importante para o desenrolar das atividades diárias. São a partir delas que montamos as rotinas a serem seguidas.


Em todos treinamentos e cursos que faço, falo da gestão feijão com arroz.


Você precisa entender que sem fazer o basicão, a empresa não cresce e não dá lucro.

E quando eu falo de basicão, é o basicão mesmo.


Tipo: atender bem o cliente, e quando falo de cliente, falo de cliente externo e interno. Tratar bem nosso colega de trabalho é tão importante quanto o cliente que compra nosso serviço ou produto. Somos uma engrenagem, se um falhar, falhamos todos juntos.

Outro basicão é ser pontual. E quando falo de pontualidade, falo de chegar e principalmente sair no horário. Não é bacana trabalhar dez, doze horas por dia.

Tem gente que chega antes do horário, almoça no teclado e sai depois que tudo já está desligado. Sabe o que isso me diz no rodapé da página?


Eu sei Fernanda: Que a pessoa é comprometida, dedicada, trabalhadeira...

Não... me diz que é enrolada, desatenta, que não sabe pedir ajuda.


Pontualidade é fazer o que se tem pra fazer, dentro do horário de trabalho e não deixar nada pendente. Tem dia que é difícil, mas não pode virar rotina o excesso de trabalho.


Existem várias tarefas feijão com arroz que são genéricas para todas as empresas.

Mas o que precisa identificar é quais são as suas. Quais são aquelas que precisa fazer diariamente e que sem elas não conclui as rotinas. Quais são as feijão com arroz que somente você faz? Aquela que faz você se diferenciar do seu concorrente.

Por exemplo, na cobrança, uma tarefa feijão com arroz é o planejamento da ligação. Sem planejar não conseguimos negociar e não conseguimos receber.

No financeiro, fazer a conciliação bancária é uma. Pois sem a conciliação não se sabe o que foi recebido nem o que foi pago.


Entende?


Precisa identificar quais são suas tarefas críticas para depois criar a cronologia e ordená-las.

É saber o que fazer, e o que fazer depois. E depois, e depois.... até que se conclua a rotina.


Não tem a frase: menos é mais?

É isso... é simplificar o que se tem que fazer.


Quando se desenha a rotina, fica fácil identificar o que já foi feito, o que errou, o que precisa melhorar, quem precisa de ajuda.... fica mais claro as ações que devem ser tomadas.

Ter uma gestão feijão com arroz é garantir o básico para se criar um alicerce forte, firme, onde se pode construir sem medo.

É garantir que o mínimo foi feito e que daí pode se incrementar com novos ingredientes. Pode colocar uma saladinha para colorir, uma proteína para dar mais energia... entende?


Se já fez suas tarefas críticas, você pode incrementar sua rotina com uma especialização, uma ferramenta nova, uma forma diferente de emitir relatórios, treinar o colega do lado, aprender tarefas de outros setores, sei lá... o que você achar que vai te agregar.


É ter tempo para pensar, desenvolver novos projetos, cuidar do organizacional da empresa... posso garantir que sempre terá muita coisa para fazer ou para pensar.


Quando finalizo meu feijão com arroz eu sempre faço uma reunião comigo mesma.

Parece engraçado, mas é quando eu paro para avaliar o que fiz nos últimos dias, o que deixei de fazer e o que vou fazer nos próximos.


É quando vejo quem da equipe precisa de mais treinamento, mais atenção, quem já visitei, quem cresceu... é quando avalio meus clientes, minhas carteiras...

Separo sempre por rotinas, uma vez que tenho mais de uma área para gerir.

Por exemplo, primeiro faço uma revisão na rotina do comercial, depois do financeiro, depois da operação... e daí vai... separo para que fique fácil eu identificar e não misturar tudo na mente.


Simplificar é a palavra chave na gestão feijão com arroz.


Tem dia que dá para incrementar o feijão com arroz e tem dia que não dá.

Bem, espero ter ajudado a pensar de forma mais simples e organizada. Seguir, o menos é mais, funciona.


Tire um tempo para escrever suas tarefas críticas. Coloque-as em ordem cronológica que você terá sua rotina diária.

Vai perceber que nem todas as tarefas críticas serão diárias ou semanais. Mas se tiver escrita, não será esquecida.

Perceberá também que existem tarefas que fará o dia inteiro e que parece não ter fim, como por exemplo, ler e responder e-mail ou WhatsApp.


Não tenha medo de escrever ou de alterar de vez em quando, pois as rotinas mudam assim que você também muda. Quando mais você aprende, mais sua rotina se incrementa.


E não deixe de tirar um tempo para pensar em você, no que quer fazer, quais cursos quer participar, tirar um tempo para se olhar, sabe como é? É quando você para, pensa e fala, caraca, já é junho e ainda não iniciei isso...


Se organize que terá tempo para tudo...


Vou finalizar este vídeo com a frase de um empresário de sucesso que pude ver uma palestra esta semana. O fundador da Chili Beans, Caito Maia.

Não existe Sucesso sem Disciplina e Paciência.


E não esqueça, se este conteúdo foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. Vamos fazer juntos??? VEM RECEBER!!!

Porque COBRANÇA, não é só COBRANÇA.


Um Abraço e sucesso pra você!


#vemreceber #cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #contasareceber #equipedecobrança #mentoriafinanceira #assessoriafinanceira #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fecostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

80 visualizações

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram