Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

Como posso me tornar um cobrador eficiente?



Você é um cobrador e precisa aumentar a sua eficiência? Que ser mais produtivo e mais rentável?


Neste conteúdo vou te ensinar 05 dicas de como ser um cobrador eficiente.


Dica 01: conhecer seu cliente.


Tem que conhecer seu cliente: tem que saber quem ele é, de onde ele veio, por que comprou com você, como te achou, há quanto tempo compra com você... estas coisas, depois, precisam avaliar como está a situação entre vocês, empresa e cliente. Será que já houve discussão entre vocês, será que teve problema na hora de entregar o produto ou serviço, será que o produto ou serviço já foi entregue ou finalizado... tem que entender tudo o que já aconteceu até o momento... pergunte a todos o que sabem a respeito deste cliente e desta venda...

Investigue antes de iniciar a cobrança!!!


Dica 02: ser educado.


Seja educado. Isso mesmo, educado... de uma saudação (bom dia, boa Tarde), diga seu nome e de onde está falando (meu nome é Fernanda e falo da empresa Costa e Andrade), pergunte se a pessoa pode falar no momento... tudo isso, ajuda na hora da introdução da negociação. Ser educado não quer dizer íntimo (nada de minha querida, meu amigo, um abraço, fique com Deus).

Você pode ser gentil na hora da fala, manter a pessoa que está do outro lado calma, explicar o que está querendo várias vezes, e no fim, não esquece de agradecer pelo contato (muito obrigada pela atenção, retornaremos no prazo combinado). Este mandamento parece fácil, mas é bem complicado de se manter, ou vai me dizer que nunca se alterou com uma ligação de uma operadora de telefonia, ou de cartão de credito? Pois é, se manter tranquilo e racional, ajuda a seguir sua prioridade na cobrança.


Dica 03: motivar o devedor a agir.


Tem que motivar o devedor a agir. Tem que incentivar o cliente a pagar o que deve e evitar um transtorno maior. Tem que alertá-lo sobre as consequências de uma possível não quitação da dívida. Como por exemplo, a negativação junto aos órgãos de proteção ao credito, ou, a restrição de novas compras a prazo... ou entre outras que você possa da.

Escute o que ele tem a dizer, o como ele pode pagar... assim o acordo pode ocorrer mais facilmente.


Dica 04: oferecer alternativas em relação aos atrasados.


Nesta parte da negociação você tem que ser bem rápido de raciocínio, tem que recapitular todos os mandamentos já feitos e encontrar uma forma de pagamento que encaixe nos padrões sugeridos pelo devedor no mandamento anterior e que não fuja das suas limitações de cobrador. Lembre-se, você já conhece o cliente, já sabe tudo que ocorreu entre vocês, já sabe o motivo que fez ele atrasar o pagamento, sabe como ele pode pagar e conhece sua alçada de negociação. Então é só oferecer ao devedor a melhor condição de pagamento. Se consegui fazer tudo isso, você vai garantir o pagamento da dívida em aberto dentro do prazo acordado.


Dica 05: fortificar uma auto-imagem positiva do devedor.


Você precisa fortificar a auto-imagem positiva, fazendo com que ele volte a ser um cliente novamente. Diga o quanto é prazeroso tê-lo como cliente, há quanto tempo vocês têm um relacionamento, e que nada vai mudar por causa de um desconforto momentâneo. Ofereça uma nova linha de credito, apresente os novos produtos ou serviços da empresa, diga os itens que estão ou entrarão em promoção... sei lá, faça o que estiver na sua alçada para poder recuperar este cliente novamente.

Nunca esqueça, um cliente satisfeito indica outros 10 clientes.


Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.


E não esqueça, se este texto foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. “vem receber!!!”


Um Abraço e sucesso pra você!


#vemreceber #cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #minimizarinadimplencia #evitarinadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #consultoriaemcobrança #contasareceber #equipedecobrança #gestao360 #mentoriafinanceira #assessoriafinanceira #dom7 #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fecostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

30 visualizações

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram