Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

Comece Certo seu negócio usando Gestão Financeira e Soluções em Cobrança!!!

Atualizado: 20 de Jun de 2019


Comece Certo!!!


Esta semana fui procurada por duas empresas que estão iniciando suas atividades e já querem saber como funciona a terceirização da cobrança.


Como funciona, qual o custo, quanto tempo demora para iniciar, qual percentual aceitável de inadimplência.... cheios de perguntas sem repostas.


Dai eu te pergunto, você pensou na sua cobrança antes de iniciar suas operações na empresa? Pensou como evita-la? Pra quem vender? Quais procedimentos e ferramentas implantaria? Quem seria o responsável pela cobrança?


Neste conteúdo vou falar como começar certo. O que precisa fazer enquanto está projetando seu negócio.


Por que muitos empreendedores preferem abrir uma franquia do que ter sua própria marca? Por que muitas marcas de sucesso local não conseguem expandir e franquiar seus negócios?


A resposta para as duas perguntas é a mesma: GESTÃO!!!


Você acha que não consegue, por exemplo, fazer um sanduíche mais gostoso que no McDonald´s? ou não consegue comprar para revender produtos da Coca-Cola, ou fazer uma batata frita tão crocante ou vender um sorvete daquelas maquinas? Pois é, todos nós, se dedicarmos conseguimos superar o lanche deles. Mas porque eles ainda são uma das maiores franquias do mundo? GESTÃO!!!


Eles te ensinam como fazer tudo.... Como comprar, como vender, como fazer, como contratar, onde abrir sua loja.... exatamente tudo.


Como existem muitas variáveis de mercado para garantir uma empresa rentável e com sucesso, muitos empresários preferem abrir uma franquia, já que uma boa parte destes detalhes já estão mapeados e sanados.


Mas Fernanda, você está querendo dizer que uma franquia é começar certo?


Não, não estou dizendo isso. Estou dizendo que quando pensa numa franquia você já pensou em começar certo, pois em algum momento o franqueador teve que ter um gestor para mapear e registrar todos os seus processos, testar e validar um sistema de retaguarda onde registra tudo e controla seus indicadores de sucesso, testar um perfil de colaborador para cada atividade da empresa.


Estou dizendo que gestão é tudo. Começar certo é construir os três pilares de forma segura e consistente. É criar alicerces de gestão tão fortes para a empresa, enquanto está fazendo para a parte física da empresa. Pensar não só em cimento, areia e tinta, mas também em processos, ferramentas e pessoas.


Não adianta ter sua empresa linda, decorada, bem iluminada, num local supervalorizado, se sua equipe não foi treinada para atender seus clientes, se seu sistema é lento ou não te dar números precisos ou se não existem processos que sustentem sua operação.


Quer um exemplo, quantas vezes você já foi num restaurante super aconchegante, recém inaugurado, com cadeiras confortáveis, musica ambiente, louças e copos novinhos e quando sentou para fazer seu pedido o garçom não veio, ou quando veio, demorou para voltar, ou a comida chegou quase fria, ou a bebida não tão gelada, o uma demora infinita para te dar a conta e quando chega a conta a máquina de cartão está sem serviço....


Viu, isso é gestão, é fazer o que tem que fazer na hora certa. É saber o que vem antes do que... quais passos fazer até finalizar a venda... é garantir através de pequenas ações a satisfação do cliente... é atende-lo de tal forma que volte e ainda indique sua empresa.

Deu pra entender?


Agora vamos para o outro lado.

Você tem uma empresa que funciona, que tem pessoas comprometidas, sistema que dão números, ferramentas que ajudam no alcance de suas operações.... tudo certinho, por que tem dificuldade de abrir outras unidades ou franquiar?


Por causa da GESTÃO!!!


Mas Fernanda, você mesmo disse que esta unidade está redondinha, tudo funcionando.

OK. Então te pergunto, quantas horas, você gestor desta unidade está lá trabalhando por dia pra ela funcionar? Você já tem outro de você? Já viu se seus processos suportam o dobro da operação? Seu sistema consegue controlar seus números a distância? Para cada membro da sua equipe você tem um outro “backup” com a mesma capacidade?

Se as respostas forem não ou talvez, ainda te falta gestão.


A empresa está funcionando ou está dando lucro, não necessariamente afirma que tem gestão.

Você precisa ter procedimentos claros, bem definidos, registrados num manual com atualizações frequentes. Sistemas que registram e te ajudam a pensar no futuro. Ferramentas que auxiliam nas demandas do dia a dia sem onerar seus custos e pessoas com perfil correto para cada função devidamente treinada e bem qualificada.


Treinar a equipe com frequência é a chave do sucesso de muitas empresas. Pessoas é o diferencial que podemos ter de nossos concorrentes.


Enfim, começar certo pra mim é ter uma estrutura funcional, procedimentos bem definidos, ferramentas validadas e uma equipe comprometida e bem remunerada.


Se você está pensando em abrir uma empresa ou uma nova unidade ou até mesmo em franquiar a que você já tem, minha dica é: GESTÃO!!!


Invista em gestão. Contrate um consultor que possa te orientar como, quando e por que fazer cada ação.


Invista nos três pilares que defendo: procedimentos, ferramentas e pessoas.


Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.


E não esqueça, se este texto foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. “vem receber!!!”


Um Abraço e sucesso pra você!


#vemreceber #cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #minimizarinadimplencia #evitarinadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #consultoriaemcobrança #contasareceber #equipedecobrança #gestao360 #mentoriafinanceira #assessoriafinanceira #dom7 #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fecostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

13 visualizações

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram