Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

05 Dicas de como cobrar mensalidades atrasadas em Escolas


Você, tem uma escola de ensino regular, técnico ou complementar?

Vou lhe dar 05 dicas que podem te ajudar a minimizar sua inadimplência.


Dica 01: Ter um departamento responsável por cobrar mensalidades atrasadas

Sua instituição de ensino deve ter alguém que seja responsável pela cobrança ou mesmo um departamento que execute essa função.

Lembre-se que a cobrança não deve ser feita por pessoas que estão em contato direto com os alunos e responsáveis, para evitar constrangimentos. Portanto, especifique alguém ou uma equipe para essa função.

Cuide também para que ninguém exponha os alunos cujos responsáveis estão em débito com a escola. Esta é uma questão entre a escola e os pais e não deve ser aberta para mais ninguém.

Quer uma dica mágica? Terceirize para uma empresa especializada em fazer cobranças.


Dica 02: Ter procedimentos padrão para combater a inadimplência

A instituição deve ter procedimentos claros para lidar com a cobrança de mensalidades atrasadas. O melhor é fazer uma régua de cobrança, especificando o passo a passo que deve ser seguido em todas as situações de inadimplência.

O que fazer antes, durante e depois do vencimento da mensalidade.

Lembre-se: quanto mais específicas forem as regras do procedimento, mais otimizada será a cobrança das mensalidades atrasadas.


Dica 03: Oferecer outras formas de pagamento.

Se ainda assim, o responsável não pagar o que deve à escola, o departamento de cobrança deve conversar com ele pessoalmente e, se possível, pensar em outros meios de cobrá-lo, como por exemplo: Parcelar a dívida ou conceder algum tipo de desconto.

Quer uma dica mágica? caso o responsável não pague o que deve, mas possua algum talento ou preste algum serviço que possa ser útil para a escola, negocie a troca de um serviço pela dívida.

Por exemplo, o responsável por um aluno é um bom pintor de paredes e sua escola está precisando de uma boa pintura. Por que não negociar abater a dívida no serviço prestado?


Dica 04: melhor data de vencimento.

Escolha sempre a data de vencimento perto da data que o responsável financeiro recebe, uma vez que quase 100% deles são pessoa física.

Tenha umas três ou quatros datas de vencimento pré-fixadas e pergunte sempre quando é a melhor data, em vez de gerar um único vencimento que ele não consiga pagar.

É importante que o responsável compreenda a gravidade da situação caso as mensalidades fiquem atrasadas. Por isso é tão importante a escolha da melhor data. O departamento de cobrança deve deixá-lo ciente que caso atrase a mensalidade, o título pode ser levado a protesto, conforme previsto em lei.

Quer uma dica mágica? dê sempre de um a dois dias da data do recebimento dele, assim não corre o risco de atrasar.


Dica 05: Prevenir-se ao máximo para evitar a inadimplência.

A escola deve adotar medidas preventivas para que não seja necessário cobrar as mensalidades atrasadas, como verificar se os responsáveis pelos novos alunos não possuem algum tipo de restrição e oferecer descontos para responsáveis que consigam pagar antecipado.

Um bom relacionamento com o responsável é fundamental na hora da cobrança.

Saber que ele é? Onde mora? Quais outros contatos? Se possui outros responsáveis pelo aluno? O que ele acha da escola? Tudo isso ajuda em criar vínculo positivo.

Quer uma dica mágica? crie um canal de comunicação com o responsável. Pode ser pelo whatsapp ou uma caixa de sugestões mesmo.



Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.


E não esqueça, se este texto foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. “time is money”


Um Abraço e sucesso pra você!


#cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #minimizarinadimplencia #evitarinadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #consultoriaemcobrança #contasareceber #equipedecobrança #gestao360 #dom7 #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fernandascostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

0 visualização

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram