Buscar
  • Fernanda Costa e Andrade

03 Super-Dicas para Evitar a Inadimplência

Atualizado: 5 de Nov de 2018



É comum nas pequenas empresas – principalmente nas cidades menores – haver um relacionamento de crédito mais informal com seus clientes.


Existe o famoso “coloca na conta”, os carnês de controle da própria empresa ou ainda através de cheques pré-datados. São cheques devolvidos, carnês não pagos e títulos que nunca são cobrados. E as contas continuam vencendo para o empresário.


Que tal começar a pensar em prevenir a inadimplência através de simples atitudes? Mudar a forma como é encarada a inadimplência pode trazer mais $Reais para o seu caixa em pouquíssimo tempo.


Em algumas empresas esse índice de não pagamentos chega em torno de 20%, o que é inadmissível para um bom fluxo de caixa.


Assim, sendo, anote aí algumas super-dicas para evitar que seus bons clientes se transformem maus pagadores:


Dica 01: Vencimento


- Se seu cliente for pessoa física: Procure colocar os vencimentos nos primeiros dias do mês. Marque os vencimentos para antes do dia 10, preferencialmente até o quinto dia útil. Se o seu cliente recebe no início do mês, a prioridade será pagar os vencimentos mais próximos.


- Se seu cliente for pessoa jurídica: Procure colocar os vencimentos nos últimos dias do mês. Coloque os vencimentos para depois do dia 15 ou 20. Como ele é empresário os primeiros dias do mês vai priorizar a folha de pagamento, benefícios dos funcionários e impostos.


Dica 02: Pagamento com Cartão de Crédito


Venda à vista ou com cartão de crédito? Parece lógica esta dica, mas muitos empresários ainda acham que custa caro ter o contrato com as empresas de cartão de crédito. Realmente não é barato, mas se a sua inadimplência está acima dos 5% já compensa ter essa forma de pagamento e evitar os cheques pré-datados ou boletos bancários. E em cartão de crédito aprovado não há risco de inadimplência, e, sempre é possível negociar taxas menores com as administradoras.


Dica 03: Serviços de Proteção ao Crédito


Ao fornecer crédito, consulte o Serviço de Proteção ao Crédito - SPC e o Serasa. Evite vender para clientes que já estão inadimplentes em outras empresas. A Analise de Crédito é a única forma de reduzir a inadimplência com as vendas a prazo.


Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder.


E não esqueça, se este texto foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto. “time is money”


Um Abraço e sucesso pra você!


#cobrançanaoesocobrança #fernandacostaeandrade #trabalhoduro #cobrança #inadimplencia #minimizarinadimplencia #evitarinadimplencia #soluçãoemcobrança #gestaofinanceira #consultoriafinanceira #consultoriaemcobrança #contasareceber #equipedecobrança #gestao360 #dom7 #melhoriacontinua #paixaopeloquefaço #melhorconteudo #disciplina #resiliencia


Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu Canal do Youtube que enviarei conteúdos exclusivos para você.

Facebook: Fernanda Costa e Andrade

Instagram: @fernandascostaeandrade

YouTube: Fernanda Costa e Andrade

linkedin.com/in/fernandacostaeandrade

0 visualização

© 2018 por Fernanda Costa e Andrade.

  • Facebook
  • Instagram